terça-feira, 21 de agosto de 2012

Litoral paulista de fio a pavio - Cicloviajando V

Da Praia de Boiçucanga, São Sebastião a Ubatuba, com parada e pouso em Ilhabela-SP.

Uma nova etapa...

O dia amanheceu mais claro em Boiçucanga. Até parecia que o sol predominaria. Chovera bastante no dia anterior. Não era bem uma chuva, mas uma garoa chata, que ora ficava fraca, ora ficava forte.

Tratei logo de desmontar tudo para pegar a estrada novamente. Não tinha pressa, pois seriam pouco mais de 40 Km até Ilhabela, onde eu faria um novo pernoite. Contudo, de BR - 101 esse seria o trecho mais duro. Enormes Paredões me esperavam, dentre os quais, a Serra de Maresias, que começa assim que a gente sai de Boiçucanga. Nem dá tempo de respirar e lá está ela, a baita serrona, que maltrata os cicloturistas.

Olha só a plaquinha!

Acertei minhas contas, dois dias no Camping e saí pedalando. Nessas alturas o sol já havia desaparecido, dando lugar a uma névoa, quase garoa.
Lógico que nem me atrevi a pedalar serra acima: empurrei. Mesmo quando estou empurrando, quando sinto os ouvidos latejarem, tum, tum, tum, paro e descanso. Quero fazer cicloturismo e não enfartar! Com 62 anos vividos e pressão alta, todo cuidado é pouco!

Depois de empurrar por uns 5 Km serra acima,
cheguei na placa da felicidade!

Nem deu para voar baixo, pois estava muita neblina na serra.

Praia de Maresias - São Sebastião - SP.

Muita neblina e alguns trechos que predominava a garoa fina. Cheguei a me perguntar se esse tempo predominaria até Ilhabela.

Até que enfim! A partir de Toque-Toque Grande o tempo começou a limpar e o sol apareceu.

Cachoeira em Toque-Toque Grande.

Nos pontos mais altos da estrada ainda se via ao longe a neblina tomando conta das praias desertas.

Um retão. Coisa rara nesse trecho da BR - 101.

Opa, falta pouco...

Toca do Buraco do Bicho.

Adivinha o que eu fiz aqui? Parei, respirei fundo, tomei uma água geladinha, descansei e só então segui viagem.

Olha só o visual.

Quando cheguei ao topo de mais uma serra e vi um sujeito ao lado de uma bike, comendo numa vasilha de plástico, já sabia tratar-se de um cicloviajante. Parei para bater papo. Esse é o Renato. Com sua bike simples, monomarcha, uma sacola contendo alguns poucos pertences, ele pretende chegar ao Rio Grande do Sul. Disse que veio do Nordeste de bike! Deus o abençoe e lhe dê forças para realizar o seu propósito!

Renato e sua bike simples.

O navio ao longe indica o Porto de São Sebastião, por onde haverei de passar em breve

Quase chegando ao centro de São Sebastião - SP.

Cheguei em São Sebastião e fui direto para o porto pegar a Balsa para Ilhabela. Queria chegar ao Camping Palmar, tomar um belo banho, almoçar e descansar um pouco.

Na Balsa em direção a Ilhabela.

Sujeito sério! Acho que foram as serras que o deixaram assim!

Cansado e sem ânimo para montar barraca, negociei a minha estadia no Trailer, onde eu já ficara outras vezes. Como eu precisava acertar o câmbio dianteiro de uma vez por todas e também tinha que acertar uns detalhes financeiros na Caixa Econômica Federal, fechei o Trailer por 3 dias. Assim daria tempo de resolver tudo o que eu precisava.
Nessa cicloviagem uma das coisas que eu aboli foi o parâmetro tempo para isso, tempo para aquilo, etc. Quando eu estava trabalhando tinha que me ater rigorosamente ao tempo, pois precisava retornar para trabalhar na segunda-feira. Agora, no ócio da terceira idade, não quero mais saber de tempo para isso ou para aquilo. Quero pedalar e se achar que devo ficar X dias em determinado lugar, fico.

O Trailer, minha casa por três dias.

O Camping sempre muito bem conservado e limpo.

Fruta pão.

Bananas.

Não importa a estação do ano, sempre tem flores aqui.

Que belo mar!

A Mentika só quer sombra e água fresca!

Os Biguás.

Ô, calmaria! Dá até sono!

O pico ao fundo chega a parecer um vulcão.

Ilhabela a noite, vista do cais.

Ô, vida dura! Só esperando o fogão terminar o meu jantar.

Que tal? Arroz branco cozido na hora, linguiça frita e salada. Esta salada foi cortezia da Marrini.

Ah, vocês não conhecem a Marrini, né? Pois bem, aí estão a Marrini e o Douglas, mochileiros e aventureiros que tive o prazer de conhecer no Camping Palmar. Batemos muito papo e até provei um peixe que eles assaram na brasa. Estava simplesmente divino!

Na segunda feira estava chovendo, mas mesmo assim peguei um ônibus e fui á Vila para resolver problemas financeiros. Aproveitei para tirar umas fotos, mesmo com chuva.

A Ilha está toda em obras. Quem for para lá na temporada vai encontrar ciclovias novas, ruas com calçamento novo etc.

Mesmo com chuva o mar não estava nervoso.

Olha o Antigão aí, posando para a foto na Vila.

Aproveitei e levei a bike na bicicletaria do Dida, que eu já conheço, e pedi para ele regular o câmbio dianteiro. Ele resolveu o problema em menos de um minuto, pois segundo ele o cabo estava preso de maneira errada. Depois disso, durante todo o restante da viagem não tive mais problemas com o câmbio dianteiro. Profissional é outra coisa!

Bom, chegou o dia de ir embora. Preparei tudo, subi na bike e saí pedalando em direção ao embarque da Balsa para São Sebastião. A próxima parada seria em Ubatuba, última parada do Estado de São Paulo, depois só no Rio de Janeiro.

Voltando na balsa.

Ciclovia em São Sebastião - SP.

Aí sim! Aliás, São Sebastião também está com
muitas ciclovias novas. Parabéns!

E lá vamos nós! Mais 68 Km para o centro de Ubatuba, mas como vou passar uns 12 Km do centro... perna pra que te quero!!!

A estrada corre ao lado do mar exuberante.

Em Caraguatatuba saí da BR - 101 e fui pedalar na ciclovia, ao longo das praias.

Ciclovia em Caraguatatuba - SP.

Parei neste quiosque em Caraguá para tomar um lanche caprichado. A fome havia batido com muita força. O dono e seu filho ficaram admirados ao conhecer o meu itinerário. Ao final, me presentearam com duas garrafas de água geladinha. Muito obrigado amigos!

As belas praias de Caraguá.

Eu sou quem agradece!

Mas que gansada, hein!

O barco que corta o rio.

Estes pilares sustentaram a primeira fábrica de vidro do Brasil. Atualmente ficam em um Condomínio fechado, em Ubatuba-SP.

Ruínas da antiga fazenda de Lagoinha. Um lugar paradisíaco!

Até o centro de Ubatuba a paisagem é de encher os ólhos!
Muito lindo!

A Estátua do Pescador, em Ubatuba. Opa, cai a tarde, mas estou chegando!

Já era noite quando cheguei ao Camping Usina Velha. Queria ficar num chalé, mas quando o administrador falou em R$ 100,00 o pernoite fiquei gelado! Dei uma chorada e ele resolveu ligar para a proprietária do Camping. Ela retornou a ligação permitindo que ele fizesse R$ 50,00 o meu pernoite. Oba, assim dá pé!
Montar barraca á noite é chato, principalmente quando a gente está cansado, louco para tomar um banho e jantar.

Tomei um belo banho e fui comer pizza nas proximidades. Voltei logo, pois queria dormir cedo e descansar bastante para o dia seguinte.
O dia seguinte seria o dia de mudar de Estado, passando de São Paulo para o Rio de Janeiro. Paraty-RJ, com todo o seu charme me aguardava.
Mas, isso vai ficar para o próximo relato... Paraty, Mambucaba, Angra dos Reis, Ilha Grande... Ô beleza!

Só para dar água na boca: