sábado, 20 de abril de 2013

Montando uma bicicleta para cicloturismo com pouco dinheiro.

O objetivo deste artigo é mostrar que podemos montar uma bicicleta razoável para cicloturismo sem ter que importar uma bicicleta de marca renomada,  por exemplo, e desembolsar uma pequena fortuna.
Outrossim, ao montar uma bicicleta para cicloturismo, as peças podem ser compradas aos poucos, de acordo com a disponibilidade financeira do cicloturista.

Atenção!: Este artigo foi revisto e republicado com valores atualizados em abril de 2016. Veja clicando AQUI.

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Há tempos observo a dificuldade que nós brasileiros em sua maioria temos para comprar uma bicicleta destinada ao cicloturismo.
Primeiro que não temos uma marca nacional específica para esse fim. Até alguns anos atrás a Caloi tinha o modelo City Tour, mas saiu de linha. Segundo que a importação, como dissemos acima, fica uma pequena fortuna.


Caloi City Tour, atualmente fora de linha.





Existem alguns modelos de bicicletas prontas, importadas, vendidas no mercado nacional, que podem ser adaptadas, mas normalmente os quadros não oferecem suporte para bagageiro, para-lamas e dois suportes para caramanholas.

Um quadro nacional que eu usei por muito tempo em minhas cicloviagens, que suporta todos os itens acima é o Rally USA. Um quadro que se presta muito bem para cicloviagens, que pode ser visto em www.giosbr.com.br. O tamanho do quadro pesquisado foi o 18, mas convém ao cicloturista verificar o tamanho exato do quadro para a sua necessidade. Isso é importante para que não adquira um quadro com tamanho incompatível com a sua altura e venha a sofrer dores lombares, cervicais ou em outras partes do corpo. Você pode ver o tamanho do quadro que mais se adapta ás suas medidas, clicando AQUI.
Para o meu objetivo usarei esse quadro como referência, embora não tenha nenhuma ligação com o fabricante ou representante do mesmo. Apenas porque a experiência com esse quadro foi excelente, durante 5 anos de uso.

Assim, fiz uma pesquisa de preços em várias lojas virtuais. 

Valores pesquisados em abril de 2013. 

Quadro Rally USA tamanho 18, R$ 300,00

Grupo Shimano Acera 2012 – 27 Velocidades para V-Brake R$ 550,00.
- Conteúdo do grupo Acera pesquisado:


  1. Trocador rapidfire Acera ST-M390 3 X 9 Vel.
  2. Câmbio Dianteiro Acera FD-M390
  3. Câmbio Traseiro Acera RD-M390
  4. Cubo Dianteiro Acera HB-RM70 36 F.
  5. Cubo Traseiro Acera HB-RM70 36 F.
  6. Freio V-Brake BR-M422
  7. Cassete CS - HG20 - 9Vel. engrenagens 11 a 34 dentes.
  8. Corrente CN-HG53
  9. Caixa Central BB-UN26 122,5 mm
  10. Pedivela Acera FC-M391 - Ponta quadrada - Coroas 22/32/42 Dentes.
  11. Acompanham cabos e conduítes.
Obs.: Essa relação de engrenagens, contendo uma coroa com 22 dentes e uma engrenagem do cassete contento 34 dentes, torna a bicicleta bem leve nas subidas de serras, principalmente quando a bicicleta estiver carregada.
  1. Garfo Rígido Alumínio (disco e V-Brake) R$ 70,00 Ou...Suspensão RST Gila com trava, 100 mm, R$ 280,00
  2. Aros Vzan Aero 36 Furos R$ 40,00 (O par)
  3. Raios Inox (72 peças) R$ 70,00
  4. Pneus e câmaras, 26 X 1,5. R$ 120,00
  5. Mesa (avanço) Promax  R$ 25,00
  6. Guidão Kalloy 24,5 mm com rise de 1 polegada R$ 33,90
  7. Canote GTS 27,2 mm c/carrinho R$ 27,00
  8. Selim Velo Plush Confort R$ 69,90
  9. Pedais GTS plataforma R$ 49,00
O valor total pesquisado é: Com garfo rígido R$ 1.354,80 e com Suspensão R$ 1.564,80.

Não é de maneira nenhuma um valor alto para uma bicicleta de cicloturismo. Lógico que ainda faltarão o bagageiro, os suportes para caramanhola, manoplas de guidão, espelho retrovisor, farol e lanternas, bomba de encher pneu, algumas ferramentas,  isso para a bicicleta, e capacete e luvas para o cicloturista.

No futuro o cicloturista irá querer adquirir um par de alforges para o transporte da tralha e se quiser acampar, barraca, colchonete e saco de dormir.

Essa pesquisa é apenas para dar uma ideia de bicicleta ao futuro cicloturista. Com certeza eu teria confiança suficiente para cicloviajar com a bicicleta fundamentada no setup acima por longos dias e distâncias.

Por outro lado, você pode pesquisar sites com classificados e comprar peças usadas e de boa qualidade por preços bem acessíveis. Em 2008, quando montei a minha primeira bike de cicloturismo e passava por um momento de crise financeira, não hesitei em comprar um par de câmbios Shimano usados para por em minha bicicleta. Com eles fiz longas e prazerosas cicloviagens.

Um ótimo e recomendável site de classificados é o setor de classificados do www.pedal.com.br. Lá é possível encontrar peças de boa qualidade com preços bem acessíveis.

O importante é ter uma bike confiável para pegar a estrada. Mas, o prazer de cicloviajar está no conjunto de fatores e não necessariamente na marca da bicicleta que se está usando no momento.


Cicloturismo com quadro Rally USA.


O mesmo quadro Rally em 2008.




Um grande cicloabraço do...



13 comentários:

Bikes do Castro disse...

Grande Mestre,

Muito bom o seu artigo. Eu sempre aconselho as pessoas a comprarem a Rockrider 5.0 da decathlon como primeira bike. Ela é de aço com suportes pra bagageiro e paralama e tem garfo rigido de aço. A bike custa proximo a R$600. Grande abraço.

schwam disse...

GRande post, amigo esta semana fui a SP e fui na Loja do Alberto que me indicou pois ficava perto do meu hotel, valeu, pessoal prestativo. Amigo to querendo montar uma bike para minha filha e gostaria de saber daquele cambio shimano que as marchas são internas, como chama? É bom?

Unknown disse...

Realmente, Bikes do Castro, essa é uma boa pedida para uma bike de entrada. Até porque o valor investido não é grande. A minha primeira bike de cicloturismo foi montada em cima de um quadro Caloi em aço carbono, com 18 marchas. Confesso, era pesada e judiava bastante das pernas, mas ajudou muito na preparação do sujeito aqui.
Grande cicloabraço!

Unknown disse...

Schwam, obrigado pela visita ao Blog e comentário.
Eu ouço o pessoal falar bem dos câmbios internos da Shimano embora reclamem do peso da roda. Como eu nunca usei não posso precisar se são bons ou não, mas me baseio no pessoal que conheço do Fórum Pedal e sei que esse pessoal é de inteira confiança e suas experiências com esse tipo de câmbio.
Dê uma olhada neste link e tire suas próprias conclusões.
http://www.pedal.com.br/forum/quem-ja-usou-cubos-com-marcha_topic37461.html

Agora tem o alfine 11, que deve custar uma pequena fortuna!

Abraços

Paulo Eduardo disse...

Bom dia!

Comprei um quadro Rally USA movido pelo que via o senhor com a sua bicicleta quando estava montada no quadro Rally. Realmente é um quadro muito bom!

A minha foi montada com garfo rígido de aço carbono e com as peças que puderam ser aproveitadas do antigo quadro. Os câmbios são Altus só que com passadores não indexados.

No último mês as rodas foram trocadas por rodas com cubos Shimano Paralax. E agora com 24 velocidades.

Fechando a conta, o valor ainda não passou dos R$ 1200,00, acredito o único item que precisa de um "up" seja os passadores, porém tenho dificuldade encontrar bons thumbshifters para 8 velocidades no Brasil.

Forte abraço.

Unknown disse...

Olá Paulo Eduardo! Que bom que sua bike ficou boa de andar! Honestamente ao pronunciar as minhas impressões ou opiniões sempre procuro fazê-lo baseado nas minhas próprias experiências. É certo que dados técnicos são importantes de se levar em conta, mas eu sou "véio" e gosto de tirar minhas próprias conclusões, hehehe.
O meu Rally eu vendi e o vejo sempre, rodando normalmente no bairro onde moro. Ainda vai muuuuiiito longe!
Por quê você não instala um rapidfire shimano para 8V? São bons e precisos. Vendi um usado há uns dois meses. Estava ótimo!
Uma boa pedida também é instalar trocadores separados dos manetes de freio.
Dê uma olhada nos classificados do Site www.pedal.com.br quem sabe você acha algo que te agrade a um preço mais razoável.
Abraços e volte sempre!

Unknown disse...

Olá Waldson
Já faz alguns anos que uso a bicicleta para ir ao trabalho. Agora penso em me aventurar por passeios mais longos. Gostei da configuração que você postou, mas tenho uma dúvida: a sua rally foi montada com rodas 700 e pneu 700x38. No quadro que você pesquisou é possível colocar rodas 700?
Forte abraço
Wilson

Unknown disse...

Olha Wilson Renato, no modelo tradicional cabe sim. Entre no Site www.giosbr.com.br e veja lá o modelo igual ao meu. Ainda é fabricado e comercializado até no Mercado Livre. O problema é o garfo que você vai comprar. Tem que caber roda 700 também! Você usar um garfo de 29 ou uma suspensão para rodas 700c.

O quadro que uso atualmente é de CroMo para aro 26" e está com rodas 700c.

Grande abraço e sucesso na montagem!

INDIGNADO disse...

Olá , gostei muito das dicas e tudo enfim !
Gostaria de saber sua opinião sobre o guidão da CALOI CONFORT ??
Obrigado , e boas pedaladas
Ataide Guimarães
Vila de Pipa RN

Unknown disse...

Olha Ataíde, eu nunca usei uma Caloi Confort e sei perfeitamente que guidão e selim é muito pessoal e depende do uso que você faz da bike. Se você usa a sua Caloi para cicloturismo ou urbano esse guidão me parece bom, principalmente porque tem altura - rise - como nós falamos. Isso faz com que o biker fique numa posição menos agressiva, mais confortável. Aliás essas bikes são realmente fabricadas para uso urbano.
Obrigado por prestigiar o nosso blog e um grande abraço do Antigão.

Fernando Oliveira disse...

Graças a Deus consegui chegar a seu site!! Essas dicas sobre montar uma cicloturismo me abriram a cabeça! Grato mesmo!!

SABA disse...

Ola amigo... estou viajando pela Asia ja faz uma ano e estou planejando seguir ate a Europa (saindo da Tailandia) de bicicleta. Pesquisando pla net encontrei seu blog e, especificamente, esse post. Gostaria de lhe peguntar se a Marin Larkspur CS3 hybrids (http://www.marinbikes.com/us/bikes/description/2014-larkspur-cs3) corresponde a essa pedida. Grato e parabens pelo blog.

Fabio Saba

Humberto Marques disse...

antigão muito bom esse artigo,estou estudando e pesquisando e vou montar uma bicicleta para o cicloturismo,moro no Marajó e em breve estarei nas estradas poe esse Brasil,valeu