sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dor lombar aguda

Esta matéria é importante, principalmente para nós que gostamos de pedalar intensamente, por vários km, por vários dias, sem ás vezes nos preocuparmos em nos alongarmos antes e no decorrer da pedalada. Ás vezes nem ao menos nos preocupamos com a postura sobre a bike, ou mesmo com uma "dorzinha" nas costas que, com o tempo, pode se tornar numa enorme "dorzona". Pense nisso.


Neste próximo sábado (03/09/11) estarei me submetendo a uma cirurgia de hérnia de disco.
Talvez eu me ausente do Blog por alguns dias,  mas com a certeza fundamentado na fé que tenho em Deus, voltarei em breve para juntos nos regozijarmos em novas aventuras.


Então...  até já!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------




Dor lombar aguda:

O aparecimento de dor aguda nas costas está associado à ruptura das fibras anulares do disco intervertebral (hérnia de disco) ou ao estiramento de estruturas musculares ou ligamentares da coluna vertebral, podendo haver ou não compressão dos nervos. Se houver compressão, a melhora dos sintomas é mais vagarosa.

Um trauma severo ou diversos pequenos traumas na coluna podem lesar as estruturas do disco intervertebral, levando ao aparecimento da hérnia de disco.

A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas.





Se a lesão do disco intervertebral ou das estruturas musculares e ligamentares da coluna for muito severa, o repouso no leito com as pernas apoiadas sobre um banco é indicado para aliviar a dor e o desconforto. Pesquisas científicas sobre o tema, provaram que muito repouso é mais prejudicial que benéfico. O paciente deve fazer repouso intercalado com movimentos leves e fisioterapia.

Exercícios de respiração abdominal e o uso de bolsa térmica no local da dor aliviam os sintomas.

O paciente deve evitar movimentos que piorem a dor mas, na medida do possível, deve fazer pequenas caminhadas, que devem ser aumentadas com a melhora dos sintomas.

A posição sentada é a mais desconfortável pois causa mais dor. Se o paciente tem hérnia de disco, é nessa posição que há mais compressão do disco intervertebral.

A mudança frequente de posturas, tais como deitado com pernas apoiadas num banco, deitado de lado, sentado com apoio lombar e caminhadas, é importante para melhorar a dor e manter o condicionamento físico.

A prática de repouso intercalado com movimentos adequados melhoram a dor e evitam o descondicionamento físico.

Evite fazer movimentos que piorem a dor.

Evite carregar peso, empurrar carrinhos, abrir e fechar portas pesadas ou qualquer atividade que exija força nos braços e no tronco.

Faça caminhadas curtas em terreno plano. Evite subir e descer ladeiras ou escadas.

O uso de medicamento deve ser feito somente com prescrição médica.

Faça fisioterapia nas modalidades: técnicas para aliviar a dor, alongamento das cadeias musculares, reeducação postural e orientação ergonômica.

3 comentários:

In disse...

Olá Antigão,

Desejo uma boa recuperação e que volte a pedalar e contar as deliciosas aventuras de sua viajem.

Um grande abraço e tudo transcorrerá na mais perfeita ordem.

Michelle disse...

Meu amigo Waldson,
Boa sorte na cirurgia! Estamos aqui orando e torcendo pela sua recuperação.

http://odois.org/ disse...

Olá Waldson: que a cirurgia ocorra dentro da normalidade e que logo o pedal faça parte da sua convivência diária.