sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sugestão de ciclopasseio: Ilha Comprida a Cananeia, SP. pela areia da praia.



Olás, meus amigos e minhas amigas,

Todos sabemos que o paulistano vive correndo, num dia-a-dia cheio de afazeres. Um passeio de bike, bem leve e prazeroso é sempre uma boa pedida, principalmente se puder ser feito em apenas um final de semana.
Quantas vezes você já leu relatos de cicloturistas, viu as fotos, se entusiasmou, mas ficou frustrado ao perceber que o passeio não poderia ser feito, uma vez que você só tem o final de semana e o passeio relatado abrange vários dias.
Pois bem, este você poderá fazer num sábado/domingo!

O passeio consiste em sair de Ilha Comprida, SP com destino a Cananeia, SP, pela areia da praia.

São, mais ou menos, 60 km de pedal, parte por uma estradinha até o bairro de Pedrinhas e depois aproximadamente 20 km restantes pela areia da praia. Tudo plano, belas paisagens e muitas praias desertas.





O ônibus para Ilha Comprida sai da Rodoviária de Barra Funda e o tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas.
Se o cicloviajante quiser, pode sair mais tarde de São Paulo e pernoitar numa pousada em Pedrinhas, fazendo os 20 Km restantes até Cananeia no dia seguinte.


A areia é dura, portanto ótima para se pedalar. Apenas sugiro ao cicloviajante que atente para a Tábua das Marés, para não se arriscar numa maré muito alta. http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/

O caminho não tem erro: Saindo da Rodoviária de I. Comprida é só pegar a Av. Beira Mar á direita e seguir no sentido Sul - Pedrinhas/Cananeia. Quando chegar no trevo de Pedrinhas, virar a esquerda no sentido praia e continuar na areia, no sentido sul. Se for pernoitar em Pedrinhas, siga a direita no trevo. Há sinalização no local indicando o caminho para Pedrinhas.



No final da praia tem uma estradinha que segue á direita até o embarcadouro de balsas para Cananeia.


Uma vez em Cananeia, é só curtir a cidade, pegar o ônibus para São Paulo e retornar.

Cananeia é uma cidade aconchegante e tem boas opções de  restaurantes e lanchonetes. Seu povo é bastante receptivo. Vale a pena fazer esse passeio.


Se chegou cedo em Cananeia, uma opção a mais é seguir em direção ao Mirante da cidade, de onde se avista tudo até onde a vista pode alcançar.
Aconselho o uso de calça, camiseta de manga comprida e um tênis. Passe repelente nas partes visíveis do corpo, pois como a subida é feita no meio da mata há muitos pernilongos




Mais informações sobre Cananeia: http://www.cananeia.net/home/index.php


Por ora...


3 comentários:

Thiago Guimarães disse...

Antigão, bao sô?
Camarada quero em janeiro agora fazer uma vigem que vai de Dunas de Itaunas/ES à Caraivas/BA +-300Km pelo litoral ou seja pela praia mesmo. Fico em duvida sobre que pneu devo usar em minha Canondale Hilltopper de Cromoly que usa 26''. Vc acha que um Hibrido mais largo seria uma boa opção?

Unknown disse...

Olá, Thiago Guimarães, boa noite!

A primeira vez que fui pedalar na areia, por sinal foi em Ilha Comprida mesmo, litoral sul e São Paulo, eu coloquei um par de pneus 2.0, híbridos. Besteira! Gastei dinheiro á toa! Depois vendi os pneus abaixo do preço, pois nunca mais os usei.
Não sendo pneus de speed, muito finos e e areia fofa, qualquer pneu roda numa boa.
Em Ilha comprida já pedalei várias vezes com rodas 700c, usando pneus 700 X 38, que equivalem aos 1.5 de MTB.
Assim, creio que pneus mistos 26 X 1.5 irão muito bem nessa cicloviagem.

No mais, desejo uma ótima cicloviagem e muito obrigado por prestigiar sempre o nosso Blog.

Grande cicloabraço do Véio!

Thiago Guimarães disse...

Opá!

Véi,
Muito obrigado pelo retorno breve. Vou manter os que estão nela então, economizar sempre é a melhor opção ;)

Grande cicloabraço!

obs: só corrigindo que é uma Mongoose e não Cannondale. rsrs