terça-feira, 17 de novembro de 2015

5 Razões para se cicloviajar com uma bicicleta dobrável.



A combinação de duas coisas legais - ciclismo e viagem - pode se tornar a coisa mais prazerosa do mundo! Viajar com uma bicicleta tem muitas vantagens. É uma grande tendência mundial, hoje em dia,  os viajantes levarem consigo uma bicicleta, além de sua bagagem.
Mas neste artigo, gostaríamos de ter uma visão em particular, cicloviajando com uma bicicleta dobrável. 
Por que você deve escolher uma bicicleta dobrável ao invés uma bicicleta normal? Abaixo está a lista de 5 boas razões :
  1. Você pode guardar a bicicleta com segurança: Com uma bicicleta de tamanho grande, você certamente não obterá autorização para traze-la para dentro do quarto do hotel, pousada, albergue, etc. Terá que deixá-la trancada do lado de fora, no quintal, garagem, etc. Nesse caso, o risco de ter sua bicicleta roubada é realmente alto. Mas uma bicicleta dobrável pode ser facilmente dobrada em um tamanho pequeno e poderá permanecer no seu próprio quarto. Obviamente, é muito mais seguro lá, ao seu lado que em qualquer outro lugar.
  2. Você pode sair para explorar os arredores com facilidade: Em vez de andar em turnê, com trajetos previamente traçados por terceiros, você tem  poder para ir mais rápido e mais longe. É super fácil pegar sua bicicleta dobrável, montar e explorar muitos lugares interessantes. Você também tem maiores chances de explorar locais menos conhecidos que outros viajantes. Não há nada tão divertido como explorar o seu destino de viagem livremente com uma bicicleta dobrável.
  3. Você pode economizar uma boa grana:  O meios de transporte sempre levam uma grande parte do orçamento da viagem. Em alguns países é extremamente caro usar o serviço de transporte local. É quando uma bicicleta dobrável é definitivamente útil. Ela te permite cortar os custos de aluguel de automóveis ou despesas de transporte público durante a viagem.
  4. Você pode trazê-la consigo sem nenhum problema: Com um design tão compacto e um peso relativamente muito mais leve do que outras bicicletas regulares, uma bicicleta dobrável é facilmente transportados por viajantes para onde quer que vá. Especialmente quando se vai junto com a bike, no interior do meio de  transporte, o espaço ocupado por uma bicicleta dobrável definitivamente faz com que você tenha menos problemas. Normalmente nem é permitido transportar uma bicicleta grande no interior do transporte público, exceto nos bagageiros.
  5. Você viaja e ao mesmo tempo faz exercício cardio respiratório: Um viajante normal não tem tempo para trabalhar seu corpo fisicamente enquanto viaja. Mas viajar com uma bicicleta dobrável torna isso muito mais fácil. O ciclismo é uma ótima forma de exercício físico. Se você é uma pessoa alegre e ativa, viajar com uma bicicleta dobrável será uma experiência incrível. Experimente! Mesmo que você não tenha familiaridade com viagem sobre rodas.
Texto traduzido e adaptado do: Folding Bike Guru - 
http://www.foldingbikeguru.com/5-reasons-travel-folding-bike/


Certa feita desci a Serra, com destino a cidade de Bertioga, com a minha bicicleta dobrável. Passei a noite na cidade e na manhã seguinte cheguei à Rodoviária uma hora antes do embarque que faria para São Paulo.
Comecei  a retirar alforjes, barraca, colchonete, etc. do bagageiro da bikezinha, preparando-a para o embarque, enquanto algumas pessoas me observavam atentamente. Tirei tudo, dobrei a bike e fiquei a espera do ônibus. Foi quando uma moça que me observava se aproximou e disse: 
- Nossa, estou observando o senhor ajeitar a sua tralha e dobrar a sua bike! Nem parece aquela bicicleta carregada que chegou aqui!
E passou a me perguntar tudo sobre a bike dobrável, marca, modelo, como faria para comprar uma e por aí afora.
Para vocês verem que as dobráveis são ótimas em todos os aspectos.

Um grande cicloabraço do...




2 comentários:

Fábio Almeida disse...

Mestre, sou fã das dobráveis, um dia ainda vou ter uma!

Mas as vantagens 2, 3 e 5 são comuns a viagem com qualquer tipo de bicicleta. Não que isso diminua seu valor.

Grande abraço!

Waldson Gutierres disse...

Olá, grande Fábio Almeida, amigo e parceiro!

Vai ter uma sim! Quando pegar, pegue uma Dahon ou Soul. A Soul anda sumida, mas o quadro, tanto em aço carbono, quanto em alumínio, é fabricado pela Dahon. Marcas boas.
Eu estou querendo agora uma Go Easy, aro 16. Não para cicloturismo, mas para pedais urbanos e modais de transporte. A hora que a situação financeira melhorar pego uma, se Deus quiser!

Nos itens que você citou, exceto o 5, não fui muito feliz na adaptação do texto. Mas o autor quis dizer em relação às bikes grandes, não dobráveis, pois naqueles casos citados normalmente não são permitidas no interior dos meios de transportes urbanos.

Grande cicloabraço do véio!