domingo, 20 de novembro de 2011

Atração fatal!


atracaofatalposter01

Se você pensou tratar-se do filme “Atração Fatal”, lançado em 1987 com Michael Douglas, Glenn Close, dentre outros, enganou-se.

Eu explico:
Ontem, 19/11,  por volta das 15 horas eu seguia vagarosamente, ajudado por minha fiel bengala, em direção a um caixa eletrônico que fica há uns 300 m de minha casa. Para cortar caminho e sair da avenida, cujas calçadas não ajudam aqueles que têm dificuldade para se locomover, segui por uma rua paralela de pouquíssimo movimento.
De repente, não mais do que de repente, olho para a direita e o que vejo: Uma Caloi Aspen Extra, bem acabada, pneus murchos, aros enferrujados, encostada a um muro de uma casa.

IMG00112

Fui até a bike e notei que o quadro estava muito bom. Havia até o selo de garantia do quadro para até 2010.

IMG00114

Notei que por baixo de toda aquela sujeira estava um quadro bem aproveitável, até para uma boa bike estradeira se fosse o caso.

Olhei para os lados e vi alguns jovens jogando bola na rua e mais adiante um senhor que fazia reparos na carroçaria de um caminhão. Perguntei se ele era o dono da bike e a resposta foi não. Um dos rapazes que jogava bola se aproximou e disse que a bike era dele. Encostara no muro para ver se alguém quisesse levá-la, haja vista que estava ocupando lugar. Imediatamente, antes mesmo que eu me refizesse da surpresa, ele perguntou se eu estava interessado em levá-la. Respondi que sim e ele me agradeceu, chegando até a se oferecer para levá-la até minha casa, uma vez que eu caminhava com dificuldade.
Agradeci e fui empurrando a bike que, ainda bem, rodava perfeitamente.

Retornei para casa ainda a tempo de dar uma boa lavada na bike para examinar com mais cuidado o quadro que me interessava. O Paulo mecânico que me viu chegando com a bike veio ajudar-me no exame e já foi logo dizendo que esse era o quadro que eu tanto queria. Lembrei que tempos atrás eu dissera a ele que gostaria de comprar um quadro de Aspen usado, pois o mesmo tem exatamente a mesma geometria que o meu Rally de alumínio. Como eu tenho 90% das peças para montar uma bike, queria investir numa bike de aço carbono ou cromolly.

IMG00119


IMG00120

Aros enferrujados e câmbios emperrados que irão para o lixo, mas banco, guidão, trocadores, catraca e cubos bons farão a alegria da garotada! Sempre faço doação das peças que estão boas para os meninos pobres da redondeza.

IMG00121

Central justinha, pedivela e jogo de coroas boas também farão a alegria da garotada.

IMG00122

Enchi os pneus e para minha surpresa não apresentaram nenhum furo. Os pneus estão muito bons e, pelo que percebi, vieram com a bike, denotando que a bike foi pouco rodada, embora tenha ficado jogada ao sabor das intempéries.
Passei uma esponja e olha o brilho do cubo!

IMG00123


Depois de lavada e enxuta a Aspen até mudou de cara!


IMG00124

Hoje pela manhã, peguei um banquinho, sentei e fui desmontando a bike, depenando o quadro. Não tirei os pedivelas, pois estou sem a chave certa.
Peguei as rodas 700c que tirei da Mentika (bike estradeira) e instalei neste quadro para demonstrar que é possível montar uma híbrida a partir de um quadro e garfo de Caloi Aspen Extra.

DSC01321


DSC01322


DSC01323

Há um bom espaço no quadro e garfo, permitindo até a instalação de para-lamas.

DSC01324


DSC01325


DSC01326

Não pretendo instalar rodas 700c neste quadro. Desta vez vou mesmo de aros 26, com freios a disco.
Freios a disco???!!! Como???!!!, alguém deve ter perguntado a si mesmo, já que o quadro e o garfo não têm suporte. Acontece que eu tenho guardado os adaptadores. Eles serão soldados ao quadro e ao garfo antes de pintura. Smiley de boca aberta
Talvez eu até use uma suspensão simples no lugar do garfo rígido, mas mesmo assim vou deixá-lo preparado para o plano B. Smiley piscando
Olha aí os furos para para-lamas e bagageiro.

DSC01327


DSC01328

Bom, isso vai ficar para um próximo capítulo. Amanhã irei ao Hospital Abreu Sodré e se as suspeitas do médico se confirmarem faremos uma reintervenção cirúrgica.

226ASP3316044095

Confio no Deus todo poderoso e estou pronto para o que der e vier. Quero apenas ficar bom para voltar aos pedais. Acredito que este episódio, aqui narrado como “Atração Fatal” foi uma mensagem de Deus, sinalizando que ainda farei muitas ciclo viagens por este Brasil afora!


(Talvez você queira saber o que já fiz com um quadro desses no ano de 2009. Clique aqui.)

Fiquem com Deus! Polegar para cima
Ele é fiel!

Abraços do…

Antigão

11 comentários:

daguvasco disse...

Ah com certeza isso realmente foi um sinal de Deus, pegar uma magrela do jeito que vc queria, so fazer umas modificações e pronto, ta prontinha pra pedalar.
Até me deu uma dorzinha no cotovelo agora kkkkk
Boa sorte, vá com pensamentos positivos, que tudo vai passar e ainda teremos lonnngos e prazerosos relatos para ler...
Sorte e paz
Aquele

mariotrindadept disse...

Você adoptou uma bicicleta abandonada, ela falasse e lhe iria agradecer.
Como era bom que as bicicletas falassem.

Cesar Paula disse...

é isso aí meu amigo, diante de de todas as bikes que tenho, a minha aspenzinha tá comigo e utilizo sempre que preciso sair rápido p/ algum lugar e tenha que deixar encostada (trancada ou não) em algum canto.
Qdo ganhei fiz até um post
http://bicicloturista.blogspot.com/2009/06/presente-caloi-aspen-extra-21v-1990.html

Em relação à sua saúde, nós aqui de casa pedimos ao Senhor que te abençoe e que se recupere para nos trazer novos posts de viagens que nos fazem tão bem.

Um abraçõ Mestre

Unknown disse...

Também tenho uma caloizinha, que estou preparando para estrada mesmo. Esta fase de ciclista em minha vida, se iniciou com ela, agora ela vai receber uns ups...

Anônimo disse...

Antigão, fico daqui torcendo, orando por você e pela sua pronta recuperação. Lembrando que ainda temos marcado um pedal juntos. Vou esperar você se recuperar que marco a minha ida para descermos a serra rumo ao litoral, ou quem sabe um pedal pelo interior. Um abraço forte e boa recuperação meu amigo.

Arvro disse...

Isso eu acho incrível! Esse dia que você resolveu mudar o caminho, achou uma oportunidade dessas!! Se parar pra pensar, nossa vida inteira se desenrola por casualidades assim!!
E muito bom o trato na magrela, e muito boas as fotos!!

Erich UNDERGROUND disse...

Para alguns seria só um ferro velho, mas você tem esse dom de conseguir enxergar muito mais que uma bicicleta velha, está ae o resultado, mais uma magrela em ação, parabéns!

Ricardo Woisky disse...

tenho uma igualzinha! qual é o ano de fabricação, você sabe?

Unknown disse...

Olá antigão, qual o nome desse pneu?

Unknown disse...

Linda, tenho uma Caloi Aspen que está sendo preparada para viagens no interior de SP, há alguns meses acompanho o blog.
Qual o nome desse pneu??? achei mto bonito, estilo clásssico

Unknown disse...

Olá, Messias Gomes, boa noite! Obrigado por prestigiar o nosso Blog.
Respondendo a sua pergunta, esse pneu é o Kenda 700 X 38. É esse do link abaixo, só que o meu tinha faixa amarela.

https://www.fujibike.com.br/pneu-700x38-kenda-k180-preto-p-4670.html

É um excelente pneu para cicloviagens. Bom na terra e no asfalto. Só não é bom no areião. Aliás, qual pneu é bom no areião, né?!

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Abraço!