Olá pessoal.
Um dos grandes problemas dos cicloturistas brasileiros é a falta de acessórios nacionais para cicloturismo.
O bagageiro é um dos itens mais importantes no cicloturismo. Tudo carregamos sobre ele: Alforjes carregados, colchonete, saco de dormir, barraca e outros apetrechos.
No mercado brasileiro encontramos alguns modelos de bagageiros destinados ao cicloturismo, normalmente confeccionados em alumínio, que além te ter um grande histórico de quebras, são limitados ao transporte de no máximo 25 Kg de carga.
Há tempos eu vinha pensando em fugir desses bagageiros e confeccionar o meu próprio bagageiro em aço, mais resistente e mais confiável. Em 2009 usei um bagageiro de aço, desses bem baratinhos, para fazer um ciclotur com destino ao Rio de Janeiro. Notei que o bagageiro seria o ideal, caso fosse um pouco mais longo, pois por vezes bati os calcanhares nos alforges.
A base foi este bagageiro em aço, vendido baratinho em qualquer bicicletaria de bairro. Normalmente são zincados.
Esses bagageiros, embora sejam bem reforçados, possuem apenas 30 cm de comprimento, enquanto os bagageiros para cicloturismo têm em média 38 a 40 cm.
Este foi o que eu usei em 2009 e que agora será usado como “extensão” neste projeto.
Então o que eu precisava fazer seria emendar o bagageiro para torná-lo mais longo e ao mesmo tempo reforçá-lo um pouco mais. O ideal foi comprar um outro idêntico por R$ 15,00 e de dois fazer um com as medidas, reforços e adaptações necessárias.
Peguei então o bagageiro antigo e serrei 8 cm da parte traseira do mesmo, junto com as hastes, as quais seriam usadas como reforço e proteção para que os alforges não toquem as rodas.
Sobreponha a extenção sobre o bagageiro A e serre os ferrinhos laterais, que ficarão mais compridos, de maneira que as pontas dos ferros do bagageiro A e da extenção se encontrem certinhos para a soldagem.
Após dobrar as hastes da extensão, encoste-a no bagageiro A e serre as sobras, ou solde a parte de cima primeiro para depois serrar as sobras, como queira.
Se usa freio a disco, faça a dobra abaixo (lado esquerdo) de maneira que a haste não toque na pinça de freio. Após essa dobra, peça para o soldador reforçar com solda no local da dobra, evitando possíveis quebras em locais de fissuras quase imperceptíveis.
Uma vez soldado, o bagageiro ficará assim:
Reforços nas hastes originais e na parte que foi dobrada:
As hastes que prendem o bagageiro á parte de cima do quadro deverá ser ajustada de acordo com o quadro em que o mesmo será instalado. Pode-se prendê-lo á blocagemn do selim, no caso de quadros que não ofereçam suporte para bagageiros. Ou essas hastes devem ser dobradas até alcançarem a furação no quadro, como foi feito no meu caso. Para tanto, será necessário prender o bagageiro á morsa e ir curvando, acertando as pontas até ficar na medida desejada.
O preparo para a pintura deve ser feito com lixa 80, removendo toda a parte “cromada / zindada”, borras de solda, etc. Se ficar alguma rebarba de solda, esta deve ser removida com uma lima antes de lixar
Duas a tres demãos de fundo cinza em spray irão deixa-lo pronto para o acabamento final.
Deixei para aplicar o preto fosco somente no dia seguinte. Também umas duas a três demãos.
O bagageiro ficou com 38 cm. Muito parecido com o Wencum, em alumínio.
Agora vamos ver as fotos do bagageiro instalado.
Sugiro que a instalação seja efetuada com parafusos padronizados em aço, do tipo Allen. Isso é importante, pois em viagens basta levar um jogo de chaves Allen e você pode efetuar os mais diversos reparos em sua bike.
Na foto abaixo a haste do bagageiro não encosta na pinça do freio a disco.
Observe que, com os alforges montados, há distância sufiente para que os calcanhares não resvalem nos mesmos, no momento da pedalada.
Entre o selim e o alforge ainda sobrou espaço para a barraca, ou o colchonete, ou saco de dormir, ou qualquer outra tralha que precisemos levar.
Não vou por os preços, pois eu tinha a maioria das ferramentas e materiais. Ademais, o soldador é um amigo e me cobrou bem baratinho. Mas qualquer oficina de funilaria pode efetuar esse serviço de solda por um valor bem pequeno. Não é nessessário se utilizar de solda Mig / Tig, que são caríssimas.
Obs.: Quando troquei de Alforge, usando um mais longo, notei que os 17 cm propostos ficaram curtos, de maneira que o alforge tendia a ir para dentro da roda. Assim, sugiro que aumentem essa medida para uns 28 cm, ou meça antes a altura do seu alforge, para então definir a medida exata do comprimento dessa haste.
E, plagiando um bagageiro Wencun que possuo, reforcei-o, conforme se pode ver na linha em vermelho da imagem abaixo.
Ou, para ficar melhor ainda, como na foto abaixo.
Na parte traseira ainda irei instalar a iluminação, destinada a segurança.
Ferramentas usadas:
Um arco de serra.
Uma morsa nro. 3.
Uma lima chata.
Um martelo.
Meterial:
Dois bagageiros.
Solda oxi-acetileno.
Uma folha de lixa 80 (para ferro).
Um spray de primer cinza para fundo.
Um spray de preto fosco para acabamento.
Quem sabe você também gostaria de ver ... "Instalando bagageiro dianteiro Tranz-X CD 220"
Ou ... "Montei minha nova Estradeira - Partes de I a IV"
Grande abraço do…