Instalando Bagageiro Dianteiro Tranz-X CD 220

Olá amigos(as)!

 

Reeditei este artigo sobre a colocação de um bagageiro dianteiro, pois ele estava gravado no Blog como página e eu o estou transformando em artigo. Mesmo como página ele ajudou muita gente a optar por esse modelo de bagageiro e a forma de como prendê-lo ao garfo, quando não há os bosses destinados aos freios V-Brake. 

Bom, vamos ao artigo.


Há tempos eu queria instalar um bagageiro dianteiro na minha bike. Não encontrava opções no Brasil de bagageiros dianteiros.  De repente surgiu no mercado a Tranz-X com o modelo CD 220, em alumínio, que segundo a empresa, suporta até 18 Kg.




Pois bem, pintou um trocado e eu  comprei um, com preço bastante convidativo.
Como minha bike carregada estava empinando um pouco a frente nas subidas, devido a marcha bem leve, achei por bem que um bagageiro dianteiro para distribuir um pouco o peso, seria uma boa.

Hoje fiz a instalação do mesmo. Esse bagageiro deve ser preso aos bosses do V-Brake, mas como o garfo da minha bike não tem bosses, pois só uso o freio a disco, tive que usar abraçadeiras, que por sinal, me foram presenteadas tempos atrás pelo nosso amigo e companheiro de pedaladas, Luciano Ramos.

As abraçadeiras são conhecidas como "Abraçadeiras Borracha" e podem ser encontradas em lojas especializadas em mangueiras industriais, equipamentos hidráulicos e até grandes magazines de materiais para construção. Podem ser encontradas em várias medidas (diâmetro).  As grandes vantagens dessa abraçadeira é o material que não enferruja e a proteção de borracha interna, que não permite riscos no quadro da bicicleta. Normalmente não acompanham os parafusos. Eu sempre opto por parafusos Allen de 4 ou 6 mm, com arruelas lisas e porcas auto-travantes, que compro em casas de parafusos.

Imagem da abraçadeira borracha.




O bagageiro é para 18 Kg, segundo o fabricante, mas eu jamais colocarei esse peso nele!

Ah, nas fotos não reparem na sujeira da bike, pois só lavei-a depois da instalação. 

(detalhe: embora o bagageiro pareça caído para a frente, é mera ilusão de ótica, pois ele está totalmente nivelado).

Já instalado...


Detalhe da abraçadeira emborrachada...


Para fixá-lo no furo central, fui com a bike e bagageiro numa loja de parafusos e comprei um parafuso Allen, de aço com  porca auto-travante.
Usei ainda arruela lisa na frente e arruela de pressão junto á porca.
Nas abraçadeiras, também usei parafusos Allen, arruelas lisas e porcas auto-blocante.

O detalhe de ter todos os parafusos do tipo Allen na bike é importante para levarmos apenas um jogo de chaves Allen nas viagens. Se não, temos que levar uma mala de ferramentas!

Detalhe do parafuso central...


Porca auto-travante que prende o parafuso por trás.


Como o furo do garfo era estreito para a espessura do parafuso, passei uma broca e 
alarguei o furo em alguns milímetros. Nota: o garfo é de alumínio.


O bagageiro em uso.



O bagageiro ficou bem firme. Normalmente transporto coisas mais leves sobre ele, assim como colchonete/isolante térmico, barraca, saco de dormir, etc. 

Esse pouco peso na frente dá mais estabilidade nas curvas e distribui melhor o peso da bagagem.
É sempre interessante, antes de cicloviajar, dar umas voltas com a bike carregada para se habituar à bagagem. É muito diferente fazer curvas nas estradas com a bike vazia e bike carregada.

Atenção: Esse bagageiro não se presta para a colocação de alforjes laterais!

 Espero que gostem dessa dica.

Um grande cicloabraço do...