sábado, 25 de abril de 2015

DICA: Fixando a espiga do guidão da Bicicleta dobrável para não haver mais folga.


Olás meus amigos e amigas amantes das "miudinhas"!

Há pouco tempo uma amiga cicloturista, também proprietária de uma bike dobrável, me perguntou se eu também tinha problemas com o afrouxamento da espiga do guidão. Eu respondi que sim, mas que tinha feito uma experiência e que até aquele momento tinha dado certo.
O problema "era" o seguinte: À medida que eu andava com a minha Nanika, com o tempo o guidão ficava frouxo, trepidando e eu tinha que dar pressão no parafuso sextavado do conjunto, esse que você vê na foto abaixo, para tirar a "folga".



Esse parafuso pode ser regulado com uma chave de boca, de 6 mm. Girando a chave no sentido horário você afrouxa e girando no sentido anti-horário você aperta (dá mais pressão) ao parafuso.

Com o tempo, pedalando pelos mais variados tipos de terreno, o parafuso vai afrouxando e a espiga toda começa a trepidar para frente e para trás, num movimento incômodo e perigoso. Não sei se todas as bikes dobráveis têm esse problema ou se utilizam dessa mesma tecnologia para dar ou tirar pressão da espiga do guidão. Sei que as Dahon e as Soul são assim.



Então você pergunta: Antigão a minha bike  possui um sistema igual ou parecido a esse, como faço para não afrouxar mais?

Bom, analisando o problema percebi que esse parafuso sextavado possui numa de suas extremidades uma rosca do tipo "rosca sem fim", que dá ou tira a pressão do conjunto, tornando-o mais frouxo ou mais apertado. Esse tipo de rosca não é justa, fazendo com que, à medida que usamos a bike, ela possa afrouxar ou não o parafuso.
Para resolver o problema será preciso a chave de boca de 6 mm e um tubinho de cola instantânea, do tipo Super Bonder ou mesmo dessas baratinhas que encontramos nas lojas de ferragens.

Primeiro, com a chave de boca, vamos dar o aperto até ficar do jeito que queremos. O ideal é ir ajustando, fechando o conjunto, ver se ficou bom, até chegar na pressão ideal, que nos atenda. Uma vez feito isso, vamos abrir o conjunto novamente e agora pingar um pouco da cola - dois a três pingos -  entre a rosca do parafuso (macho) e a porca (fêmea). Cuidado para não pingar cola demais, de maneira que escorra pelas peças abaixo! Se não quiser correr esse risco, proteja a parte de baixo introduzindo um pano velho por baixo do conjunto antes de pingar a cola.


Após esse procedimento aguarde alguns minutos para a secagem total da cola, feche o conjunto e pronto. Agora é só pedalar livre das folgas e regulagens periódicas. Observe que a cola não irá "soldar" o conjunto. Apenas impedirá que o parafuso afrouxe com relativa facilidade.

Fiz isso na minha Nanika, pedalei em estradas de terra, cascalho, fiz a minha última cicloviagem todinha, desci a serra da Tamoios a 50 Km/h e não tive sequer um milímetro de afrouxamento! Tudo justinho como eu deixei no dia em que fiz o serviço.




Bem, espero que essa dica possa ajudar os felizes proprietários de bikes dobráveis que já se depararam com esse problema.

Em tempo: Um amigo e leitor do nosso Blog nos enviou uma preciosa colaboração técnica, cujo teor não posso deixar de publicar. Trata-se de usar um produto mais apropriado para fixar o parafuso. O texto que ele nos enviou está nos comentários. É muito importante, não deixe de ler.
Obrigado ao amigo D Pedro por sua valiosa colaboração. Grande abraço!

Um Grande cicloabraço do...




2 comentários:

egas disse...

Ola antigão!
Acompanho seu blog a muito tempo.
Ja me ensinou varias coisas sobre as dobráveis.
Como forma de retribuir, venho dar a minha humilde contribuição.
Para fazer o parafuso parar de girar, não é recomendavel super bonder não.
Isso porque ela pode danificar os trilhos do torneamento, principalmente em aluminio, o que pode estragar a peça.
A dica é: Use o ThreadLocker da logitec(a mesma do super bonder).
É produto baratinho, e de uso recomendado pela industria.
http://www.loctiteproducts.com/p/t_lkr_blue/overview/Loctite-Threadlocker-Blue-242.htm

O azul sai com solvente, o vermelho sai com calor + solvente.

Abs,
Pedro

Danilo Lima disse...

Antigão, também tenho uma Soul e minha dúvida está na dobra do guidão. Com o uso, ela afrouxa e o guidão começa a ficar não muito firme e fazendo barulho, mesmo apertando o parafuso sem fim, como vc mostrou. Dá pra fazer umas gambiarras, tipo colocar um "recheio" na dobra pra ela ficar mais travada, mas é remendo né... Vc sabe como apertar a dobra? Ela é toda fechada!
Valeu e parabéns pelo blog!