Pneus e aros 26" ou 700c para cicloviagens?
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Atualmente.
Em 2009.
Tudo começou em dezembro de 2009 quando resolvi montar uma bike estradeira com rodas maiores. Naquela época pesquisei e achei por bem montar uma bike híbrida com rodas 700c e pneus 700 X 38.
Fiz uma cicloviagem para Analândia, saindo de Piracicaba, SP. A viagem foi um fiasco, pois eu ainda não sabia dos meus problemas com hérnias de disco lombares e cervicais. Fiz a viagem de volta com muitas dores provocadas pelo guidão Drop que me obrigava a pedalar muito inclinado, forçando a coluna e o pescoço. Honestamente, nem deu para eu sentir a vantagem ou desvantagem das rodas 700c.
Em junho de 2010, após trocar o quadro e o guidão da bike, voltei a cicloviajar com as rodas 700c.
Desta vez sim, deu para sentir a superioridade das rodas 700 na estrada. Talvez perdesse um pouco nas subidas, mas no plano e nas descidas o ganho foi incrível. Lembro-me de ter dito no Fórum Pedal (www.pedal.com.br) que jamais abandonaria as rodas 700.
Infelizmente meus problemas de coluna se agravaram e tive que me submeter a várias cirurgias o que me obrigou a voltar para as rodas aro 26" em função da necessidade de instalar uma boa suspensão dianteira e um canote com suspensão para amortecer os impactos causados á minha coluna recém operada.
Por meses pedalei com rodas aro 26". No início do ano, após uma cicloviagem frustrada, onde passei mal e vários problemas aconteceram e como eu já estava me sentindo perfeito em termos de coluna, resolvi voltar ás rodas 700c.
Foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos!
Nesta última cicloviagem que fizemos para o Sertão da Bocaina pude sentir a "garra" das rodas 700c tanto no asfalto como na terra, cascalho e lama. Tenho certeza que se eu consultasse alguém sobre usar esse tipo de roda nessa cicloviagem eu seria totalmente desaconselhado a fazê-lo.
http://pneunaestrada.blogspot.com.br/2013/04/ciclotur-pioneiro-pelo-sertao-da-bocaina.html
http://pneunaestrada.blogspot.com.br/2013/04/ciclotur-pioneiro-pelo-sertao-da-bocaina.html
É lógico que o cuidado com as pedras pontiagudas deve ser levado em conta, mas a leveza da bike compensa qualquer esforço nesse sentido. O máximo que eu fiz quando atingimos a estrada de cascalho, buracos e grandes pedras, foi murchar um pouco os pneus. Os pneus Kenda 700 X 38 se superaram! As câmaras de ar também são Kenda e têm vários anos de uso sem nenhum furo.
Assim, sou totalmente favorável ao uso desses aros e pneus para cicloviagens. E olhem que ando com a bike bem carregada, como um caracol que carrega sua casa junto!
Atualmente com o advento das bikes com rodas 29 os adeptos dos pneus um pouco mais largos estão satisfeitos, pois a diferença desses aros (700 e 29) é apenas a largura interna.
Nas cicloviagens, como sei que é mais difícil encontrar câmaras de ar para rodas 700 em pequenas cidades ou lugarejos, carrego duas câmaras reserva, mais um kit de remendos. Se o cicloviajante preferir, para sua maior segurança, pode ainda acrescentar alguns raios reserva.
Evidente que essas são as minhas impressões particulares. Não se trata de nada técnico ou coisa que o valha.
Um vídeo rápido que dá para ter uma ideia da performance das rodas e pneus.
Um vídeo rápido que dá para ter uma ideia da performance das rodas e pneus.
5 comentários:
Legal Waldson, que bom que voce
está bem com sua bicicleta.
Que deus te permita muitas novas
aventuras.
[]s Gilmar
Muito bom relato dos aros 700 bora experimentar esse pneuzinho esperto!
Cara que post bacana! Muito obrigado por relatar sua experiência meu caro colega bikeano. Um grande abraço.
É uma pena que ainda não se ache estes pneus em todas as bicicletaria, aqui na minha bike to usando 700x32.
luciano, voce pode comprar pela internet caso n encontre na sua região
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