quarta-feira, 20 de julho de 2011

São Paulo terá rota para bicicletas, diz secretário dos Transportes

A prefeitura pretende fazer até 100 km de ciclofaixas, ciclovias e rotas compartilhadas ate o final de 2012. l Foto: Mayra Rosa / CicloVivo
Em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (11/07/2011), o secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, confirmou que será implantado até o final de julho um sistema de rota para bicicletas na cidade.
Segundo ele, através de indicações preferenciais, o ciclista vai saber onde será o local mais seguro para ele trafegar. Carros, motos e bicicletas utilizarão o mesmo espaço, porém, o motorista será orientado para ter mais cuidado com o ciclista. "Vamos fazer numa sequência de onde já tem a ciclofaixa. É uma rota cicloviária, onde as pessoas vão ter uma indicação de que naquela via anda bicicleta e carro, isso vale 24 horas por dia e não só no fim de semana", disse. Ele afirmou que essa rota terá 15 km inicialmente.
Segundo o secretário, a prefeitura pretende fazer até 100 km de ciclofaixas, ciclovias e rotas compartilhadas ate o final de 2012. "É uma faixa protegida, que permite que as pessoas enxerguem de forma diferente o ciclista. É uma questão de comportamento e cultura achar que o ciclista está atrapalhando o trânsito. É uma visão antiga e inadequada. Temos que mudar essa cultura", afirmou ele.
A rota deve ser ampliada para diversos pontos de São Paulo. "Vai mais ou menos do Parque dos Cordeiros na Vicente Rao, ligando a Severo Gomes, que é no Alto da Boa Vista, com o final da Berrini. Depois vamos fazer outras propostas em outros locais da cidade", afirmou. "Queremos também que as pessoas deem sugestões. É um exercício da sociedade."
Durante a entrevista Branco afirma que a bicicleta pode, sim, ser usada como meio de transporte. "Essa é uma preparação que se dará gradativamente. Na minha avaliação, o preparo para uma cidade inclui o compartilhamento como sendo a principal virtude para a utilização da bicicleta”. De acordo com ele, a cidade só estará preparada para receber os ciclistas quando houver respeito entre carros, motocicletas e pedestres. "Mais importante do que atingir metas em quilômetros é atingir em pessoas utilizando e com segurança", completou.
A opinião dos moradores onde a rota está sendo implantada foi favorável. “Eu já utilizava a CicloFaixa aos domingos, porém achava perigoso chegar até elas de bicicleta, agora ficou muito mais fácil e seguro” diz Bruno Rodrigues, morador da região. “Acharia melhor se as rotas fossem específicas para ciclistas. Muitos locais onde a rota já está sendo implantada não possuem semáforos e os cruzamentos são muito perigosos, pois os automóveis andam em alta velocidade”, complementa.
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php/2904

Postado em 11/07/2011 às 17h07

Nenhum comentário: