segunda-feira, 11 de julho de 2011

Protegendo a barraca de Camping - Dica.




Olás,

Sei que muitos cicloturistas são como eu, adoram acampar. Têm aqueles que acampam por razões meramente econômicas. Ou, ainda, aqueles que acampam por não terem outras opções.
O fato é, seja por prazer, razões econômicas ou falta de opções, acampar exige alguns conhecimentos primários. Um deles é proteger a barraca principalmente em locais onde chove muito. Neste caso, além da proteção para a barraca, podemos montar e desmontar a barraca sem molhá-la, mesmo em tempo chuvoso.
É um grande problema desmontar a barraca e guardá-la molhada numa viagem, pois além de nos molharmos enquanto o fazemos, tememos que a barraca irá mofar e estragar.

Assim, uma dica é cobrí-la com uma lona plástica. A lona deve ter a dimensão necessária para não ficar colada á barraca, deixando-se um espaço mínimo de 10 cm entre a lona e a barraca, para ventilação.

Eu recomendo essas lonas plásticas , vendidas em lojas de materiais para construção, preferencialmente nas cores claras. Essas lonas costumam ser leves e com preço bastante convidativo, não onerando o ciclopasseio.

Acrescente uma média de mais 6 (seis) ferrinhos (espetos) iguais aos que se usam para prender a barraca ao solo, para prender a lona ao gramado, passando uma cordinha de nylon entre eles e ligando-os por cima, de maneira que o vento não arranque a lona com facilidade.

Para o teto, como normalmente nos Campings há bastante árvores e/ou postes, estica-se uma corda de nylon mais resistente entre dois pontos, uns 10 a 15 cm acima do ponto mais alto da barraca e monta-se a barraca por baixo. Depois é só jogar a lona e prendê-la ao solo com os espetos.

Preparando uma lona para a próxima viagem.



Observe que o volume a ser transportado não é grande, tratando-se de uma lona de 3 m X 3,5 m, suficiente para cobrir e deixar espaço para varanda, numa barra Nautika, modelo Falcon 2, por exemplo.



Uma vez o aparato montado, observe que ainda fica um espaço para uma pequena "varanda" na entrada da barraca. Eu costumo deixar 1,5 m de espaço na entrada e 1 m de espaço nos fundos da barraca. Nesse espaço posso deixar meus chinelos, tênis, saco para lixo e até um pequeno tapete, sem que os mesmos se molhem,  caso houver chuvas.


Na foto abaixo, não encontrei o plástico na cor clara e como chovia, tive que me virar com lona preta mesmo!



Nos lugares de climas muito quente, usa-se a mesma lona para dissipar o calor, caso a barraca não esteja montada sob uma sombra.

Ao final da viagem, o cicloturista pode doar a lona para o Camping, pois o pessoal sempre guarda para o caso de alguém que precise no futuro, ou trazê-la de volta para uma próxima viagem. 
Já aconteceu comigo de precisar de uma lona e o pessoal do Camping me forneceu uma, pois eu esquecera de levar a minha.

É uma dica simples, mas que ajuda bastante, principalmente em dias chuvosos.


Conforme comentário do amigo Eric, que prefere as redes, pesquisando encontrei um site que comercializa as redes usadas pelo Exército, com cobertura e mosquiteiro. Vejam no link abaixo:


CLIQUE AQUI.


Segue um vídeo que ilustra muito bem o que eu digo.






Abraços.

Antigão.

6 comentários:

In disse...

Olá Antigão,

Bela dica! Gostei!
Ideia simples vindo de "expert" no assunto. Que venha mais dicas.

Muito obrigado.

Erich UNDERGROUND disse...

Legal, bem que sou mais de rede do que barraca, tenho q aprender de fazer algo assim pra rede, os lugares que passei nas viagens nem tinha camping, então tenho q aprender muito ainda...

Só fiquei com dó da bike, rs, quando secar e com sol a corrente enferruja facinho, dai tem q cuidar antes, Abração!

Unknown disse...

Erich. Existe algumas barracas do Exército (Forças Armadas) que têm cobertura. Já as vi em exercícios na Selva Amazônica. É uma questão de pesquisar que você encontra como é efetuado esse processo.
Grande abraço.

Unknown disse...

Achei um link onde há barracas do exército com cobertura para vender. Há também fotos demonstrando como é feito o teto e o mosquiteiro da mesma.

http://www.militarbrasil.com.br/loja/product.asp?store=102311&template_id=6&partner_id=&dept_id=270&pf_id=0190219CEB&nome=Rede+de+Selva+Amazonas+-+Cam.+Ex%E9rcito+Brasileiro

Copie a URL acima no seu navegador.

Abs.

Erich UNDERGROUND disse...

Valeu, mas essa é muito volumosa e pesada, na verdade já tenho a rede, uma Kampa Adventure com mosquiteiro da Kampa tb, comprei uma lona carreteiro 3x4 que tem os ilhóis para amarração, vai ser mais pesada que a sua, mas bem resistente, ainda não usei, nem a rede, mas em breve quero fazer algo e não levar barraca, só rede e as tráia pra ela, aprender né, rs, Abraço!

andre disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
...
BARRACA

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=barraca&IDCategoria=178

CAMPING

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178