sábado, 7 de março de 2015

Pequena, mas oportuna, correção no bagageiro da Nanika.

Olá pessoal,



A Nanika, para quem não sabe, é o nome de batismo da minha  bicicleta dobrável, toda adaptada para cicloturismo.

Pois bem, como podem ver nas fotos abaixo, a Soul D60 (minha Nanika) vem com um bagageiro pequeno para transportar pequenos objetos, haja vista tratar-se de uma bicicleta originalmente destinada ao meio urbano.

Soul D60 e o bagageiro original de fábrica.







Como eu a adaptei para a prática de cicloturismo, instalei um bagageiro maior e mais alto, destinado à instalação de alforges. Trata-se de um bagageiro Wencun, fabricado em alumínio.

Como eu tirei esse bagageiro de outra bicicleta que tem freios a disco, numa das hastes há uma espécie de "desvio" que fiz, objetivando que a haste não pegasse na pinça do freio.

Bagageiro Wencun em alumínio.




Haste com as curvaturas para não pegar na pinça de freio a disco.







Na época tentei dobrar a haste original, em alumínio, mas a mesma acabou trincando, o que me levou a fazer essa da foto acima em aço carbono.

Nesse caso, quando instalado na Nanika, o bagageiro ficou como na foto abaixo, uma vez que a Bike dobrável não tem freios a disco.

Como estava instalado.



Cheguei a cicloviajar com o bagageiro assim instalado, mas antes de ontem resolvi que deveria fazer uma outra haste reta e retirar essa haste dobrada. Dessa maneira quanto for instalar o bagageiro em minha outra bike que tem freio a disco, posso fazê-lo usando a haste dobrada.

Mãos á obra! Peguei um pedaço de barra de ferro chata, que eu já tinha guardado e serrei no tamanho desejado.


No esmeril acertei a peça tirando as rebarbas e arredondando os dois cantos da parte que ficará em baixo, próxima do eixo da bicicleta. Puncionei os furos e, como não tinha uma broca boa de 6 mm, deixei o resto do trampo para o dia seguinte.

Lado a lado a peça de alumínio trincada e a nova peça de aço.



No dia seguinte, após comprar a broca de aço rápido na medida certa, furei e instalei a peça. Agora preciso pintá-la. Só não o fiz antes de instalar, porque estava para cicloviajar para o Rio de Janeiro no domingo, dia 8/3/15, mas adiei a cicloviagem em virtude das chuvas torrenciais que estão caindo sobre São Paulo, Capital e litoral norte. Vejam como ficou muito melhor.

Peça de aço instalada para verificação, faltando apenas a pintura.




Esteticamente ficou mais bonito, mas creio que também deixou de forçar o bagageiro para fora.

Quem sabe você gostaria de ver também o artigo "Faça você mesmo(a) o seu bagageiro de cicloturismo". É só clicar AQUI.



É isso.


Um grande cicloabraço do...



5 comentários:

Gilmar Mendes disse...

Legal Waldson, agora atacando no faça voce mesmo :)

Gostei da economia de broca, decidiu fazer apenas os dois furos necessários KkK

Estamos aguardando sua próxima cicloviagem.

[]s Gilmar.

Anônimo disse...

Parabéns pela Nanika, uma verdadeira guerreira.

Boa viagem e traga imagens.

Unknown disse...

Olás, Gilmar e Forga161, obrigado pelos elogios.
Infelizmente tive que adiar a cicloviagem em virtude das chuvas que estão caindo sobre São Paulo-Capital e litoral norte. Já pensou descer a Serra da Rod. dos Tamoios com uma chuvarada? Perigoso, né?
Mas, quem esperou tanto tempo pode perfeitamente esperar mais uns dias, até que o tempo melhore em termos de chuva. Não gosto de chamar o tempo de chuva como "mau tempo", pois a chuva é imprescindível para que nós e a natureza vivamos.
Ah, sim, economizei nos furos, afinal só vou usar aqueles dois mesmo! Ademais, mais furos desnecessários só servem para enfraquecer a peça.
Quanto ao faça você mesmo, dou graças a Deus pelo meu curdo de Ajustador Mecânico do SENAI, hehehe. Isso me ajuda bastante nas idéias. Pena que não disponho de todas as ferramentas necessárias!

No mais, agradeço por prestigiarem o nosso Blog e mando um grande cicloabraço.

Antigão Cicloturista.

Unknown disse...

Olá Waldson,

Boa noite.

Primeiramente parabéns pela disposição, não somente para pedalar, mas também nos brindar com as suas experiências e dicas pra lá de úteis e agradáveis sobre bicicletas.

Acompanho sempre que possível os seus posts e fiquei com uma dúvida já que você está utilizando a dobrável "nanika" para cicloviagens.

Por volta de 2011, salvo engano, você havia adquirido uma reclinada, chegou a fazer alguns pedais de adaptação, tendo inclusive postado as suas primeira impressões mas eu não cheguei a ler outros relatos sobre suas viagens com a reclinada. Você chegou a utilizá-la em cicloviagens? Gostaria muito de saber a sua opinião e também a sua avaliação e experiência no uso desse modelo de bicicleta.

Muito obrigado e um ciclabraço,

Mario

Unknown disse...

Olá, Mário Augusto!

Respondi por e-mail suas perguntas.

Mais uma vez obrigado por prestigiar o nosso Blog.

Grande cicloabraço.