quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cicloviajar, acampar de rede ou barraca, como e o quê cozinhar.

"A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas".
Johann Goethe.






Aproveitando esses dias que estou de repouso e longe das bikes, tenho navegado bastante na Internet, contatado muitos amigos e amigas no Facebook e assistido inúmeros vídeos no YouTube.
Encontrei alguns Sites muito importantes para nós que gostamos de caminhar ao encontro da natureza, cicloviajar, acampar e cozinhar no acampamento.
É tão gostoso e acolhedor quando após um dia inteiro de caminhada, escalada ou pedalada, você chega diante de sua barraca ou rede, acende sua fogueira, espiriteira ou fogareiro e prepara o seu jantar. Ah, aquele aroma gostoso invade as suas narinas e o som do borbulhar na panela mistura-se a algazarra dos pássaros que se preparam para mais uma noite de silêncio na mata.
Esse momento de prazer é o reflexo dos preparativos que fizemos a curto, médio ou longo prazo: A escolha e compra dos equipamentos e o conhecimento de como usá-los. 
Ora, para se cozinhar um macarrão, além dos materiais e da estrutura, é necessário saber como cozinhar o macarrão!
Assim, é importante que alguém nos ensine como fazê-lo, não é mesmo?
Com os materiais é a mesma coisa. Precisamos saber o que levar e como levar no acampamento.
Existem um sem número de sites, vídeos, Fóruns, na Internet onde podemos buscar essas valiosas informações. Eu neste artigo separei quatro sites e quero indicá-los a você, caro  leitor.


(para acessar os sites basta clicar nos links)



Para dicas de acampamento, se é melhor acampar de rede ou com barraca, qual a melhor barraca, fogareiro, espiriteira, utensílios e etc., nada como o Site Tocandira, do campista Gasparello:


E, uma vez acampado, o quê e como cozinhar?
A nossa amiga e cicloturista Carol Emboava tem essas e outras respostas. Em seu Site você irá encontrar muitas receitas práticas e rápidas para tornarem o seu dia muito mais saboroso e nutritivo. Você sabe como fazer um pão de queijo delicioso para o café da manhã no seu acampamento? Você sabe que os ingredientes praticamente não ocuparão espaço em sua mochila ou alforge? Para essas e outras respostas acesse o Site:


Mas, no meu roteiro, onde irei acampar?
Dois sites, um mais antigo e já consagrado e outro novo, que estou acompanhando e observando o seu rápido crescimento:
O primeiro contendo uma rica lista de Campings disponíveis por todo o Brasil e o segundo com ótimos artigos e dicas de técnicas de acampamento:


Observo nesses quatro sites listados que o mochileiro, cicloviajante ou campista irá encontrar muito material para os seus acampamentos futuros, não importa onde e quando esteja acampando, ou deseje acampar.


Agora, sem me preocupar em destacar marcas, eu, particularmente, quero descrever os materiais que uso para acampamento e cozinha:

Tenho duas barracas, uma Azteq Mini Pack para acampar em climas mais frios e muito chuvosos e uma Falcon 2 para climas mais amenos e menos chuvosos. As características de ambas podem ser visualizadas no Site Tocandira.


Barraca Azteq Mini Pack




Barraca Falcon 2 da Nautika.





Em lugar de colchonete uso o Isolante térmico inflável da Guepardo, que basicamente atua como isolante e colchonete, simultaneamente.


Isolante térmico auto-inflável Guepardo.




Saco de dormir até então tenho usado o Viper, da Náutika, para 12º Celsius. Não aconselhável para climas extremamente frios. Já dormi com ele numa noite a 0º Célsius,  mas tive que vestir-me de roupas quentes, gorro e cachecol. Para acampar em invernos rigorosos aconselho a compra de um saco de dormir mais apropriado às baixas temperaturas.


Saco de dormir Viper da Nautika.


Para cozinhar, valho-me de uma espiriteira a álcool, que eu mesmo confeccionei (veja AQUI) ou um mini fogareiro a gás da Guepardo.


Mini fogareiro Guepardo.




O kit de panelas eu mesmo montei, com duas marmitas redondas de diâmetros diferentes, de maneiras que cabe uma dentro da outra, ocupando assim menos espaço útil, uma frigideira teflonada sem cabo (eu tirei o cabo), um prato e um copo plástico e um jogo de talheres, composto por faca de mesa, garfo e duas colheres, uma para café e outra de sopa. Ainda disponho de um abridor de latas, pois muitas vezes um macarrão com atum vai muito bem e sem um abridor para abrir a lata de atum, fica difícil.

Abridor de latas convencional.



Marmita maior e a espiriteira.



Tenho um cabo pegador universal para panelas, que pode ser guardado separadamente.



Cabo pegador em alumínio.
Carrego comigo ainda um canivete com lâmina de uns 10 cm e uma faca de caça, que serve para cortar alimentos maiores e outros afins.


Meu canivete e faca de caça.




Nunca precisei mais do que isso para preparar meus alimentos, seja café da manhã, almoço ou jantar. Não gosto muito desses kits de panelas para campings, vendidos em lojas. São caros e não atendem 100% das minhas necessidades.

Com este artigo espero ajudar os amigos que ainda têm dúvidas na aquisição de equipamentos, na confecção das refeições e muitas outras dicas que podem ser seguidas nos sites indicados.

Em tempo: Acabo de comprar dois sacos de dormir novos. Um para o frio e outro para o calor. Assim que testá-los vou comentar aqui no Blog sobre os mesmos.

Grande abraço do ...



Nenhum comentário: