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sexta-feira, 26 de junho de 2015

Novo projeto - Bike full suspension II

Bike do Antigão em 15/06/2008.



Olás, meus amigos e amigas!

Bom, voltando ao projeto Full Suspension, a bike ficou pronta.

Hoje pela manhã foi o teste final, mas deixe-me comentar as mudanças que tivemos que fazer para que o projeto desse certo, ou seja, a bike ficasse exatamente como eu a idealizara.



Levei o quadro, suspensão e demais peças para o Paulo, meu ciclomecânico, para a montagem, uma vez que as rodas já estavam raiadas e prontas para serem colocadas no quadro. O Paulo como num passe de mágica montou a bike. Quando da montagem da caixa central ele notara que a mesma ficara estalando bastante. Pensou que talvez, assim que eu começasse a pedalar, os estalos desapareceriam. Mas, não foi o que aconteceu. Testei a bike apenas numa quadra e notei que todas as vezes que eu exigia mais da relação em subida, os estalos estavam presentes. Conversei com o Paulo e chegamos á conclusão que seria necessário substituir a caixa central. Colocamos uma Shimano UN 26 e os estalos desapareceram! A caixa velha fizera muuuiiitas cicloviagens; já estava cansada, com seus dias contados.

Nesse mesmo primeiro teste percebi que o guidão borboleta ficara muito baixo. 



O guidão ficou tão baixo que, mesmo pedalando só duas quadras, as palmas das minhas mãos ficaram doendo. As costas também ficaram muito curvadas, exatamente o que eu não queria que acontecesse.
Definitivamente, esse tipo de guidão não se adapta a esse tipo de bike!

A coluna da gente, numa comparação grosseira, é como várias dobradiças uma sobre a outra na vertical. Quando a gente se inclina todas as "dobradiças" se curvam um pouco formando um arco. No meu caso, como já fiz cirurgia de artrodese lombar, algumas vértebras foram fixadas umas nas outras e, nesse caso, não se curvam mais. Se eu pedalar muito inclinado forço o conjunto de pinos, placas e vértebras fixadas, de maneira que as dores com certeza sobrevirão no momento da pedalada e permanecerão durante dias.

Exemplo de fixação por artrodese.


Assim, minha lombar tem que permanecer ereta no momento da pedalada. A bike "hard tail", ou rabo duro como se diz por aqui, devido as pancadas secas, também estavam me provocando dores, daí a ideia de montar uma Full. A minha ideia é partir do pressuposto que tanto o amortecedor traseiro, quanto o dianteiro, irão amenizar as pancadas sofridas na coluna, trazendo um maior conforto na pedalada.

Bom, mas com o guidão baixo o projeto iria para o brejo! Lembrei então que, num passado não muito distante, eu usara um guidão Kalloy rise bar que era bastante alto. Comentei com o Fábio, cicloturista e parceiro de pedal, que o guidão ficara baixo e, coincidentemente, ele me mandou um link de uma loja que tinha o guidão que eu estava procurando. Entrei no site, fechei o pedido e por sorte o frete via Sedex, com apenas um dia útil de prazo, ficava apenas 2 Reais mais caro que o PAC. Solicitei envio via SEDEX e, praticamente no dia seguinte o guidão chegou em casa.
No dia seguinte o guidão estava montado e a bike pronta para o teste final.

Hoje foi o teste e sabem o que eu achei da bike? Ótima!!! A bike ficou show de roda! Nenhum ruído, trocas silenciosas e precisas, no asfalto ouve-se apenas a ressonância dos pneus cravudos engolindo a quilometragem.
Pedalei na terra, areia, cascalho, subidas e descidas e a bike se portou maravilhosamente bem. Foram apenas 23 Km, mas o suficiente para a aprovação do projeto.

No Parque do Carmo - Manhã de 26/06/2015.



Por ora a bike não tem nome, mas achei muito interessante a observação do Fábio Almeida, quando chamou a bike de "o sofá da estrada", hehehe!

Sabem quem também aprovou a bike? Sim, ele, o meu amigo e companheiro de cicloviagens, o Sombra.


Teste em vários tipos de terrenos.


Aqui dá para ver bem o detalhe do guidão rise bar da Kalloy Uno.


Ainda hoje a tarde coloquei o bagageiro dianteiro, agora preso nos bosses do freio V-Brake, que eu não uso.
Já tenho um projeto para o bagageiro traseiro, o qual terá início na semana vindoura. Espero documentá-lo passo a passo, de maneiras que, se necessário, alguém possa se utilizar dele no futuro.


Embora no quadro conste 21v,  a bike ficou com 27v e o câmbio dianteiro, que eu pensei que deveria trocar por ser abraçadeira alta, ficou muito bom. Um dia lá no futuro eu instalo um Shimano Acera FD-M390, que seria próprio para esse quadro.

A bike depois de pronta ficou com 19 Kg. Bem pesadinha para cicloturismo, mas, fazer o quê? O importante é que está leve para pedalar. Não adianta ter uma bike leve, em termos de massa, e ficar encostada num quartinho. 
Já ouvi muito a frase: "Eu tenho uma speed levinha, levinha em casa, mas faz muito tempo que eu não pego ela".

Domingo próximo, se for da vontade de Deus, A Full e eu estaremos na festa de inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista em São Paulo. Considero essa ciclovia um grande marco na história do ciclismo urbano paulistano, senão brasileiro. Uma grande vitória dos ciclistas paulistanos, que sempre lutaram incansavelmente por isso.

No mais, agradeço a Deus por me permitir levar adiante esse projeto. Agradeço sobremaneira ao Paulo ciclomecânico, proprietário da Ciclotécnica. Uma oficina honesta e de grande profissionalismo que, para minha sorte, fica defronte á minha casa.
Agradeço também a todos os meus amigos e amigas que me incentivam sempre e me ajudam no que lhes for possível para ver o sucesso das minhas empreitadas.
Sem contar a Dna, Fátima que tem paciência de Jó e nada critica ao ver ferramentas e bike espalhada até na sala de casa, hehehe.

Obrigado pelo prestígio!

Um grande cicloabraço do...




domingo, 21 de junho de 2015

Novo projeto - Bike full suspension.

Olás, meus amigos e minhas amigas!

Tempos atrás, conversando com o Fábio Almeida sobre as minhas dores lombares, que volta e meia retornam e me incomodam sobremaneira, ele comentou sobre um amigo comum que contornou esse problema quando migrou para uma bike full suspension.
Daquele momento em diante passei a pensar no assunto mais profundamente. Lembrei que numa de minhas cicloviagens, quando eu retornava pela Rodovia Airton Senna, encontrei um ciclista que vinha numa full, desde São José dos Campos, com destino a Guarulhos, onde residia alguns de seus familiares. Como bom observador, sem fazer comentários, notei que a Caloi SK que ele usava não tinha nada de original. Aparentemente foram trocados freios, cassete, trocadores, etc., tudo para uma linha mais top da Shimano.
Durante o trecho que pedalamos juntos no acostamento da rodovia, perguntei-lhe sobre como era pedalar numa full e a resposta foi muito positiva. Conforto, conforto, conforto!
Sobre a perda de energia na pedalada, em comparação com uma bike hard tail, ele não soube precisar, mas disse que saíra de uma bike "normal", com a qual ele já fizera o mesmo trecho, e não notara esse tipo de diferença. Se há, é mínima.

Conversei também, através do Messenger, com a pessoa citada pelo Fábio e ele corroborou o que dissera o Fábio: Suas dores lombares se extinguiram a partir do momento que passou a usar a bike full.

Comecei a pesquisar quadros de full na Internet e vi que haviam várias opções até de bikes montadas, com um bom preço. 
Como a grana estava mais curta que coice de porco, coloquei na cabeça que, para montar uma bike full eu precisava vender alguma coisa que eu não iria mais usar. Assim vendi o quadro da Mentika, pois, além de eu não mais estar usando essa bike, era um quadro de cromoly, da marca TREK, que me renderia a grana suficiente até para comprar uma SK já montada. Contudo, como me sobrariam todas as peças da Mentika e se tratavam de peças top, optei por pesquisar apenas a compra de um quadro. 
Não demorou e encontrei o que eu queria e por um bom preço! Um ciclista, ora amigo, tinha um quadro e garfo em ótimo estado para vender!...
Comprei!!!


Adoro a cor azul! Deu certíssimo para o meu gosto!



A caixa central será trocada por uma caixa selada Shimano, que eu já usava na Mentika.




O garfo/suspensão já foi lubrificado e se encontra em perfeito estado.




Gostei porque a caixa de direção que veio no garfo é de rolamento e está em perfeito estado. Honestamente melhor do que a que eu estava usando na Mentika.

Com a grana que sobrou, comprei os aros 26", da Vzan, modelo Aero, com folha dupla e raios inox. Na Mentika eu usava aros 700c. Depois dessa aquisição, ainda sobrou uma graninha, hehehe! 
Os pneus, por ora, vou usar um par de Kenda, com cravos, que eu tenho desde 2008 e estão novinhos. Câmara de ar 26" eu tenho um monte!
As demais peças serão reaproveitadas da Mentika.
Assim, terei uma Caloi SK com freios a disco mecânicos, rotores de 203 mm, 27 velocidades e guidão borboleta canadense. O selim vou usar um Koruma de Velo, que apesar de meio surrado, é muito macio.
A principio a ideia é usar a bike para pedais urbanos e treinamentos, mas se eu achá-la aprovada para cicloturismo, meto ela na estrada! Um bagageiro para full já foi bolado e será providenciado em breve. O bagageiro dianteiro serve sem a necessidade de adaptações, pois a suspensão tem o furo central na ferradura e é provida dos bosses de freios V-brake.

Em suma, honestamente prefiro perder um pouco de performance na pedalada e chegar aos meus destinos sem dores lombares!

Bom, por ora vou ficando por aqui. Assim que tiver mais fotos da bike já montada posto aqui para vocês verem.

(Para ir para a segunda parte, clique aqui SEGUNDA PARTE)

Por ora, um grande cicloabraço do...