Artigos:

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Corrigindo problemas no canote de selim da Soul D-60 (Nanika).




Olás, amigos e amigas amantes das bicicletas dobráveis aro 20"!

Há pouco tempo, pesquisando no Fórum Pedal, me deparei com vários proprietários de bicicletas dobráveis reclamando que o canote do selim, mesmo com a blocagem bem apertada, desce sozinho enquanto se pedala.
Devo admitir que esse foi um problema com o qual me deparei logo que comprei e comecei a pedalar com a minha Soul D-60, que eu chamo carinhosamente de Nanika.

Eu regulava a altura do canote, saía para pedalar e logo percebia que as minhas pernas estavam muito dobradas. Levei a bikezinha na Oficina do Paulo, examinamos o problema, apertamos bastante a blocagem e nem assim o problema foi resolvido. Demorava mais para descer, mas continuava descendo á medida que eu pedalava, principalmente em terrenos irregulares.

Foi então que pesquisando sobre abraçadeiras na Internet consegui resolver o problema: Coloquei uma abraçadeira (adaptador) de câmbio dianteiro Braze-on, de 34,9 mm no canote.


A abraçadeira encosta no quadro e não permite que o canote desça involuntariamente.

A abraçadeira que eu usei é essa das fotos:

Abraçadeira aberta.




Abraçadeira fechada.



Qual o inconveniente de usar essa abraçadeira? A dobragem dessa bicicleta inclui o inserir o canote para dentro do tubo, de maneiras que o selim encoste no quadro. Nesse caso será necessário soltar a abraçadeira com uma chave Allen, além da blocagem.
No meu caso, que uso a bike apenas para cicloviagens e ciclopasseios, não tenho essa necessidade, pois quando eventualmente preciso dobrar a bike, simplesmente solto a blocagem, retiro o selim com canote e tudo e junto ao lado da bike dobrada. Normalmente o faço para transportá-la no carro ou nos bagageiros dos ônibus de viagens.

Para quem usa a bike no dia-a-dia, em vários modais de transporte, não sei se é vantajoso soltar/apertar a abraçadeira todas as vezes que for dobrar a bicicleta. Há que se avaliar se vale a pena, apesar que, andar com o banco abaixando involuntariamente, também é bastante inoportuno.

Como a bike é recomendada para pessoas até 110 Kg e eu tinha 83 Kg quando a comprei, não podemos dizer que se tratava de sobrepeso.

Assim, fica aí a dica.

No mais, grande cicloabraço do...