Olá amigos e amigas cicloturistas.
Hoje, 16/10/2014, tive o imenso prazer de receber em minha casa o cicloturista Cesar Rocha, ou como todos os conhecem no Facebook, Cesar Pedalando.
Nós já trocávamos um lero desde o Fórum Pedal, mas atualmente vínhamos nos falando através do Facebook. Conhecê-lo pessoalmente, saber de suas experiências nas estradas, foi fantástico!
Até a Nanika, entre nós se sentiu honrada com esta brilhante visita.
Antes, durante e depois do almoço adivinhem qual foi o assunto predominante. Ciclourismo é lógico!
Falamos sobre bikes, equipamentos, material para campismo, etc.
Um dos assuntos foi "Pedalar nesse calor".
Quando o Cesar citou "molhar o boné" e recolocá-lo na cabeça, lembrei da dica que acabei de passar a uma amiga cicloturista, que pretende fazer um pedal em dezembro deste ano e está preocupada com o calor que irá enfrentar.
A dica que eu dou, e falamos bastante sobre isso, o Cesar e eu, é carregar consigo um pano, creio que preferencialmente algodão, que possa cobrir a cabeço chegando abaixo do pescoço. Eu comprei várias vezes esses sacos alvejados em lojinhas de material de limpeza.
Acerto o saco no tamanho que irá por baixo do capacete até chegar um pouco abaixo do meu pescoço e passo a tesoura nele.
Na estrada levo três caramanholas de água. Duas restringidas a água para beber. A outra destino a molhar o pano que irá sobre a minha cabeça, entre o boné e o capacete ou se não houver boné, entre a minha cabeça e o capacete.
Nesta foto de 2010, estou com boné de abas laterais e um pano sobre a cabeça.
O sol estava de arrepiar!
Essa mera jogadinha ajuda bastante a refrescar os miolos na hora do sol quente, hehehe. Na estrada, principalmente nas descidas longas, o pano devido ao vento seca mais depressa, mas é só parar e molhá-lo de novo.
Taí a dica. Para mim foi bom, espero que prá você também seja útil.
Abraços do ...
Legal essa dica. Vou experimentar em meu próximo pedal. Tenho problemas sério com calor...
ResponderExcluir