Bom, gente, a minha dobrável como muitos o sabem é uma Soul D-60. Essa bicicleta não tem furação para suporte de caramanhola (garrafa d'água) e nós precisamos beber água, não é mesmo?
Uma solução simples é prender o suporte de caramanhola no canote do selim ou guidão com presilhas plásticas, como o fiz na foto abaixo.
Contudo, cumpre-nos observar que, quando instalado no tubo do guidão, para dobrar a bike é necessário puxar o suporte um pouco para a direita. Dá um pouco de trabalho, mas é um bom paliativo. É importante ainda observar que, como vamos puxar o suporte para a direita na hora de dobrar a bike e voltá-lo para o centro quando fomos pedalar, é interessante colar uma borracha (câmara de ar velha) na parte anterior do suporte para que, com o movimento de vai-e-vem, este não arranhe a pintura ou descasque o cromado.
Mas uma só garrafinha de água não será suficiente se vamos fazer uma cicloviagem mais longa, ou mesmo se o faremos numa região onde há escassez de recursos. Que tal colocar um outro suporte no canote do selim?
Ocorre que, para dobrar a bicicleta é necessário abaixar o canote do selim! Como então instalar um suporte de caramanhola de maneira a não atrapalhar a dobragem da bike? Foi isso que ocupou a minha mente durante alguns dias. A princípio pensei naqueles suportes duplos que são presos às ferragens do selim, mas de toda a forma eles iriam atrapalhar a dobragem da bike. Ademais, pendurar peso extra na ferragem de um Brooks não é nada recomendável.
Parti então para uma solução simples mas eficaz: Instalar um suporte de caramanhola no canote do selim, mas com blocagem.
Isso me permitirá soltar o suporte com mais facilidade e rapidez na hora de dobrar a bike para colocá-la no bagageiro de um ônibus, por exemplo.
Para isso foi necessário umas gambiarras e algumas ferramentas.
Peguei uma abraçadeira borracha que eu já tinha em estoque e tratei de deixá-la no diâmetro que eu queria: o canote tem aproximadamente 40 mm de diâmetro.
Abraçadeira borracha.
Para deixar a abraçadeira na medida que eu quero, solto a borracha interna, serro no tamanho desejado e faço o furo novamente. Essa abraçadeira é comercializada em diversas medidas.
No meu caso, ainda fiz um furo mais ou menos no centro, entre as pontas, para rebitar com POP o suporte em questão. Depois tratei de recolocar a borracha que reveste a abraçadeira internamente.
Após a rebitagem tratei de colar um pedaço de câmara de ar velha na parte posterior que sobrara a descoberto do suporte para não ralar a pintura do canote.
A blocagem vem com um parafuso de 6 mm, com rosca apenas nas pontas. Não serve! Troquei por um parafuso da mesma medida, mas com rosca em todo o comprimento, serrando-o na medida desejada e acertando a rebarba no Esmeril. O resultado ficou assim:
Lembrando que antes eu tinha colocado o suporte no canote, mas eu o prendera com parafuso e porca auto-travante, o que dava muito trabalho e tomava muito tempo para soltar e retirar o suporte.
Eu ainda pretendo num futuro próximo, furar e fazer rosca de 4 mm na parte alta do tubo central para instalar mais um suporte de caramanhola.
Local a ser furado.
Como nesta bike Friday.
É isso. Fica aí a dica para quem quer cicloviajar de dobrável e precisa, como eu, levar várias garrafas de água potável.
Abraços do...
Ficou muito bom!
ResponderExcluirBoa solução!
Boa noite antigao, me chamo Andre Pedreira, e acompanho sempre o forum pedal, mesmo sem cadastro, e tb seu blog, voltei a pedalar a 3 anos, e estou adorando alguns passeios cicloturisticos q tenho feito, gostaria de te convidar a ver algumas fotos no meu blog, www.pedalzaonotocantins.com.br , e vc vera belissimas paisagens, meu email eh pedreira.andre@yahoo.com.br , aguardo contato para uma futura e saudavel amizade. Abraços.
ResponderExcluirOlá André Pereira, obrigado por prestigiar o nosso blog!
ResponderExcluirParabéns por retornar aos pedais, pedalar é tudo de bom e muito saudável.
Só para avisá-lo e aos demais leitores que você informou o endereço de seu blog errado. O correto é http://pedalzaonotocantins.blogspot.com.br/
Grande abraço!
Ops, realmente sem blogspot não vai..kkkk, valeu antigão, acredito q tenha olhado algumas fotos no meu blog, de quaquer forma te convido a olhar as fotos da cicloviagem Araguaina - Babuculandia, q fica as margens do rio Tocantins, lugar muito bonito.....abraços e boas pedaladas.
ResponderExcluirLegal Waldson, mais uma boa solucao.
ResponderExcluirMe pareceu estranho aquela caramanhola virada
para baixo, passa uma ideia que sera' premiada
com respingos de lama da roda dianteira xD
[]s
Ótima dica! Parabéns pelo trabalho e pelo blog!
ResponderExcluirOlá...como vai? Você teria o modelo do bagageiro de canote que está na foto? Eu tenho uma bicicleta dobrável. Instalei uma cestinha removivel para carregar minha cadelinha que deveria suportar 9kg. A walky basket. No entanto, ela fica caindo para frente. Eu pensei em colocar um bagageiro dianteiro ou traseiro. Mas queria um que fosse fácil de instalar e remover, caso eu precisasse dobrar a bicicleta e que eu também pudesse instalar nela na parte abaixo do guidom. será que vc poderia me ajudar? Posso lhe enviar uma foto de como a cestinha ficou e onde preciso instalar o bagageiro.
ResponderExcluirOi Camila, obrigado por prestigiar o nosso Blog.
ExcluirOlha, não há bagageiro de canote na Nanika. Não sei se você se confundiu. Esse bagageiro traseiro é antigo, e da marca Wencun, que não se encontram mais no mercado brasileiro. É alto, adaptqdo para podermos usar alforjes na dobrável e não pegar no câmbio, tampouco nos calcanhares do ciclista.
O bagageiro da frente, mais fácil de encontrar, é o modelo CD 220 da Trans-X, atualmente vendido como Ostand.
Me passe seu e-mail pelo antigao.cicloturista@gmail.com e eu te mando fotos de um bagageiro de canote, que uso em outra bike, mas que pode servir ao seu propósito.
No mais, grande cicloabraço do véio!
Oi Camila, obrigado por prestigiar o nosso Blog.
ExcluirOlha, não há bagageiro de canote na Nanika. Não sei se você se confundiu. Esse bagageiro traseiro é antigo, e da marca Wencun, que não se encontram mais no mercado brasileiro. É alto, adaptqdo para podermos usar alforjes na dobrável e não pegar no câmbio, tampouco nos calcanhares do ciclista.
O bagageiro da frente, mais fácil de encontrar, é o modelo CD 220 da Trans-X, atualmente vendido como Ostand.
Me passe seu e-mail pelo antigao.cicloturista@gmail.com e eu te mando fotos de um bagageiro de canote, que uso em outra bike, mas que pode servir ao seu propósito.
No mais, grande cicloabraço do véio!