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sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lubrificação de correntes de bicicleta.




Um amigo nosso, forista do Site Pedal, postou este tópico que aqui reproduzo, pois achei-o por demais interessante.

Segundo ele, ao visitar o Salão do Automóvel teve a oportunidade de conversar com um técnico da Bardahl sobre lubrificação de correntes de bicicletas ... ele lhe falou de sua experiência com correntes de Kart e sugeriu um teste que nosso amigo forista pôde  comprovar em parte sua eficiência, numa máquina simuladora de atrito.

Eis a sugestão:

1) Lavar a corrente com querosene, sabão e deixar imersa em água quente por pelo menos 1 hora para a remoção de todo resíduo do querosene e do sabão;
2) Colocar a corrente para secar, completamente, ao vento ou em estufa (pode ser forno brando);
3) Untar fartamente a corrente, por pincelagem ou imersão, com Bardahl B12 puro (aditivo para óleos de motor) deixando-a untada tempo suficiente para a penetração do B12 em todos os elos e componentes da corrente ... deixar escorrer ( o produto do escorrimento poderá se reaproveitado);
4) Limpar a corrente com pano umidecido em querosene até retirar todo o resíduo superficial do B12;
5) Completar a lubrificação com o produto lubrificante mais adequado à atividade, seja ele seco ou úmido ... sugeriu que se for lubrificação úmida que seja feita com o Maxlub Moto e Kart.

Eu, Antigão, particularmente usei o B12 em automóveis por muito tempo e sempre o achei muito eficiente. Contudo, ainda não fiz o teste com a corrente da bicicleta. Com certeza irei fazer o teste assim que o meu novo Powerlink chegar.

Abraços do Antigão.

Um comentário:

  1. Interessante essa dica sobre lubrificação. Só fiquei com medo de torrar a corrente no forno. rsrs

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